Para verificar a compatibilidade do escape com a sua moto, utilize nossa ferramenta de busca no site: https://belparts.com.br/produtos/. Você pode pesquisar pelo • modelo • ano da sua moto. Caso não encontre a informação ou tenha dúvidas, entre em contato conosco clicando aqui: https://belparts.com.br/suporte/, informando: • Marca da moto: • Modelo da moto: • Ano de fabricação: • Cilindrada: (opcional, mas útil) Com essas informações, podemos verificar para você!
Repacking é a substituição da lã acústica (ou manta termoacústica) que fica dentro do escape esportivo. Essa manta é responsável por absorver o som e otimizar o fluxo dos gases. Com o tempo e o uso, a lã se degrada e perde sua capacidade de atenuação sonora. • Quando Devo Fazer o Repacking? Você deve considerar fazer o repacking quando notar os seguintes sinais: • Aumento do ruído: Se o som do seu escape esportivo estiver excessivamente mais alto do que o normal, é um forte indicativo de que a lã interna se deteriorou. • Alteração no tom do som: O som pode ficar mais "oco", metálico ou agudo. • Redução de performance (em casos extremos): Embora menos comum, um repacking muito defasado pode afetar ligeiramente o fluxo dos gases e, consequentemente, a performance. • Frequência Recomendada Não há um tempo exato, pois a necessidade de repacking varia bastante conforme: Intensidade de uso. • Intensidade de uso: Motos usadas com mais frequência ou em rotações mais altas tendem a precisar de repacking mais cedo. • Tipo de condução: Conduções mais agressivas ou em pistas podem acelerar o desgaste. Caso seu uso seja mais voltado para trilhas, onde pode entrar lama ou água barrenta no escape, isso também pode comprometer a eficiência da lã. • Qualidade da lã: A lã de fibra cerâmica BelParts é projetada para suportar temperaturas muito altas, sendo ideal para escapamentos que atingem temperaturas elevadas, como os esportivos. • Regra geral: recomendamos verificar ou considerar o repacking a cada 40 horas de uso, ou anualmente, para escapes de uso regular. Para motos de alta performance ou uso intenso, essa verificação pode ser necessária em intervalos menores.
Sim, todos os produtos BelParts possuem garantia contra defeitos de fabricação. Para consultar as condições completas de cobertura, prazos e o procedimento para acionar a garantia, acesse nossa página de contato: https://belparts.com.br/suporte/
Nossa garantia cobre defeitos de fabricação e assegura que seu produto BelParts funcione conforme o esperado. • Resumo do processo: Identificação do problema: Ao identificar um defeito de fabricação dentro do prazo de garantia, interrompa o uso do produto e prepare-se para entrar em contato conosco. • Contato e comunicação: Entre em contato com nosso suporte técnico ou atendimento ao cliente, fornecendo o máximo de detalhes sobre o problema. A nota fiscal de compra será solicitada. Fotos ou vídeos do defeito podem ser requeridos. • Análise e validação: Nossa equipe analisará as informações e, se necessário, solicitará o envio do produto para avaliação técnica em nossa fábrica ou centro de serviço autorizado. • Resolução: Confirmado o defeito de fabricação, o produto será reparado ou substituído, sem custos adicionais para o cliente. • Para mais informações, consulte nossa Política de Garantia Completa, onde você encontrará: Prazos de garantia por tipo de produto Condições que podem anular a garantia (ex: mau uso, instalação incorreta, danos por acidente) Documentação necessária para acionar a garantia Custos de envio e responsabilidades. Recomendamos a leitura atenta para garantir que você esteja ciente de todos os direitos e condições, protegendo assim seu investimento nos produtos BelParts.
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Este manual tem como objetivo orientar pilotos, mecânicos e entusiastas sobre os cuidados adequados com escapamentos de motos off-road, especialmente modelos com partes em alumínio anodizado, aço inoxidável e fibra de carbono. Manter esses componentes em bom estado não só preserva a estética, como também contribui para a performance e durabilidade do conjunto. COMPONENTES E MATERIAIS COMUNS • Alumínio Anodizado: corpo do silenciador (Muffler) • Aço Inoxidável: curvas e tubos intermediários (Pipes) • Fibra de Carbono: ponteira (End-Cap) EQUIPAMENTOS E PRODUTOS INDICADOS • Pano de microfibra • Escova de cerdas macias • Sabão neutro (pH balanceado) • Balde com água morna • Silicone automotivo (sem solventes) • Spray protetor UV (fibra de carbono) • Polidor específico para inox (ex: Silvo; Brasso, Mothers Mag) INSTRUÇÕES DE LIMPEZA POR TIPO DE MATERIAL ALUMÍNIO ANODIZADO O QUE É O ALUMÍNIO ANODIZADO? O alumínio anodizado passa por um processo eletroquímico que cria uma camada protetora de óxido sobre sua superfície. Essa camada é: • Porosa (antes da selagem) • Extremamente resistente à corrosão • Colorida por processos químicos ou elétricos (não é tinta!) Essa camada é muito durável, mas não é indestrutível. A anodização é o que separa o escapamento de um acabamento comum e um visual premium. Tratar com descuido significa perder esse diferencial estético e técnico em poucas lavagens, além de acarretar na possível perda da garantia do produto CUIDADOS: • Lavar apenas com água morna e sabão neutro.• Secar imediatamente com microfibra. • Aplicar cera protetora não abrasiva ocasionalmente. PRODUTOS PROIBIDOS: • Solupan, desengraxantes agressivos, ácidos e solventes. • Produtos para limpeza de alumínio como V-FLOC apesar de informados como PH neutro, são recomendados somente para uso em alumínio polido e não devem ser utilizados para limpeza de alumínio anodizado pois reagem quimicamente com a anodização • Polidores de metal convencionais. • Esponjas abrasivas ou palha de aço. O QUE ACONTECE SE NÃO SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES? 1. Perda de Cor e Brilho • Causa: Uso de produtos alcalinos (ex: Solupan), ácidos ou abrasivos e até mesmo produtos para limpeza de alumínio polido (ex: V-FLOC). • Efeito: A camada anodizada sofre oxidação acelerada ou abrasão química, fazendo com que a coloração desbote ou fique manchada. • Importante: A cor da anodização não pode ser recuperada com polimento — o dano é permanente. 2. Manchas e Efeitos “Leopardo” • Causa: Deixar produtos de limpeza secarem sobre a peça. • Efeito: Formação de manchas irregulares, que comprometem a estética. Isso ocorre porque os poros do anodizado absorvem os resíduos químicos, alterando o tom. 3. Desgaste Prematuro • Causa: Esfregar com escovas duras ou esponjas abrasivas. • Efeito: A camada anodizada vai sendo "lixada", expondo o alumínio cru. Isso abre caminho para: o Corrosão localizada o Diminuição da vida útil da peça o Superaquecimento localizado por perda de dissipação 4. Contaminação Galvânica • Causa: Uso de produtos com alta carga iônica (ex: detergentes industriais). • Efeito: Reações eletroquímicas entre alumínio e outros metais do escapamento (como aço inox ou titânio), levando à corrosão intermetálica — comum em escapamentos de motos off-road que enfrentam lama + calor + produtos químicos. AÇO INOXIDÁVELCUIDADOS: • Pode ser lavado com sabão neutro ou desengraxante específico. • Polimento com produtos para inox (como Silvo, Brasso, Mothers Mag). EVITAR: • Produtos ácidos ou alcalinos (limpa alumínio, por exemplo). • Escovas de aço ou abrasivos. CONSEQUÊNCIAS DO MAU USO: • Manchas superficiais permanentes • Perda de brilho • Facilita incrustação de sujeira FIBRA DE CARBONO CUIDADOS: • Limpar com sabão neutro e microfibra • Aplicar spray protetor UV periodicamente NÃO USAR: • Polidores abrasivos • Esponjas de cozinha ou escovas duras DANOS COMUNS: • Riscos irreparáveis • Ressecamento e perda de brilho por radiação UV PRODUTOS QUE DEVEM SER EVITADOS EM QUALQUER MATERIAL: • Solupan, querosene, diesel, thinner, limpa alumínio industrial, limpa alumínio comum (ex: V-FLOC) • Detergentes multiuso ou ácidos • Escovas ou palhas de aço DICAS ADICIONAIS • Sempre lavar com o escapamento frio • Não aplicar jato de alta pressão diretamente nas uniões • Inspecionar visualmente após trilhas para trincas e folgas • Lubrificar uniões com graxa antiaderente após desmontagem • Guardar a moto em local seco, arejado e sem incidência direta de sol.
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